26.12.07

Abriram as candidaturas ao Programa Operacional do Norte 2007/2013

Aníbal Rodrigues, in Jornal Público

É possível, desde ontem, apresentar candidaturas ao "bolo" de 169 milhões de euros contemplados no Programa Operacional da Região Norte 2007/2013. Tendo em consideração os sistemas de incentivos ao investimento de micro e pequenas empresas, o volume global de financiamento disponibilizado por este programa ascende, então, a cerca de 226,5 milhões de euros.

Os projectos de candidatura, divididos em oito áreas, poderão ser apresentados até Março ou Abril de 2008, conforme o dia fixado para cada uma dessas áreas. Entre elas, a maior "fatia do bolo" vai para a regeneração urbana (60 milhões de euros), a requalificação da rede escolar (35 milhões de euros) e a criação de unidades e serviços de saúde (32,5 milhões de euros). Os restantes cinco concursos pretendem a viabilização de projectos nos domínios da valorização e qualificação ambiental, valorização do litoral, gestão activa de espaços protegidos e classificados, património cultural e modernização administrativa do Estado a nível regional e local.
A comissão directiva do Programa Operacional da Região Norte 2007/2013 decidiu ainda realizar, até meados do próximo ano, novos concursos para a apresentação de candidaturas nas áreas da regeneração urbana e das redes urbanas para a competitividade e a inovação, com um financiamento comunitário de mais 153 milhões de euros, dos quais 33 milhões serão destinados aos pequenos centros urbanos maioritariamente localizados em espaços de baixa densidade.

Para o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage, "estes concursos representam um impulso para o desenvolvimento regional do Norte, num momento crucial de retoma económica ainda tímida".

169
milhões de euros é o montante das verbas disponibilizadas no Programa Operacional da Região Norte 2007/2013