in Agência Ecclesia
O Distrito de Vila Real vai contar, em breve, com documento que pode apontar caminhos para a menorização e combate à pobreza. Trata-se do “Estudo de Caracterização Socioeconómico do Distrito de Vila Real”, em fase de finalização.
O estudo é elaborado pelo Núcleo Distrital de Vila Real da REAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) e mostra que o distrito está envelhecido e os níveis de pobreza não podem ser ignorados, revela o semanário regional Semanário regional A Voz de Trás-os-Montes.
O leque da pobreza é muito amplo: idosos pensionistas; assalariados de baixo nível de qualificação e remuneração; trabalhadores precários e da economia informal; minorias étnicas, desempregados, famílias monoparentais e mulheres jovens de baixa qualificação à procura do primeiro emprego.
Catarina Oliveira, socióloga responsável pelo estudo e técnica do Núcleo da REAPN de Vila Real, considerou que “a luta contra a pobreza tem que se transformar numa causa e numa prioridade nacional. É fundamental que a luta contra a pobreza diga respeito a todos – pobres e não pobres”.