18.12.07

Portugueses perdem poder de compra face à Europa

in Diário de Notícias

Os portugueses estão a divergir dos europeus em matéria de poder de compra. Dados do Eurostat - organismo responsável pelas estatísticas oficiais da União Europeia - revelam que o produto interno bruto (PIB) per capita português, medido em paridade de poder de compra (PPC) - indicador que permite fazer comparações internacionais -, perdeu peso face à média da União Europeia. De 76% em 2005, passou para 75% em 2006, refere o Eurostat.

Entre os países que estão abaixo da média europeia, só o Chipre acompanhou Portugal nesta tendência. Por outro lado, países como a Espanha, a Grécia e a Irlanda viram o seu PIB, medido em paridade de poder de compra, aproximar-se do referencial médio europeu.

Outros países mais ricos, como a França e a Alemanha tiveram desempenhos inversos, reduzindo o diferencial positivo que apresentam face à média dos seus parceiros comunitários. Entre os países mais pobres, do Leste europeu, houve um aumento generalizado do poder de compra.

Portugal ocupa neste momento o 19º lugar no ranking europeu, o que contrasta com o 12.º de Espanha (que em 1986 ombreava com o nosso país em matéria de riqueza). Atrás de Portugal só é possível encontrar novos Estados-membros. Ainda assim, quatro deles, já ganharam avanço: é o caso do Chipre, Eslovénia, República Checa e Malta.

O país mais rico é o Luxemburgo, que apresenta um PIB per capita medido em PPC 180% superior à média europeia. Na cauda da Europa estão a Roménia e a Bulgária, cujos produtos representam apenas 39% e 37%, respectivamente, da média. M.E.