14.12.07

Portugal preside à última cimeira

in Jornal de Notícias

Apesar de não fazer parte da agenda, os primeiros minutos da Cimeira Europeia de devem ser dedicados às palmadinhas nas costas e felicitações a José Sócrates, pela conclusão e assinatura do Tratado de Lisboa. A presidência da União Europeia (UE) a cargo de Portugal termina no fim do mês e hoje acontece o segundo e último Conselho Europeu presidido pelo primeiro-ministro.

Arrumado o tema tratado, o encontro de chefes de Estado e de Governo, em Bruxelas, vai servir de rampa de lançamento para as negociações dos "temas que preocupam os europeus". A reunião arranca com uma "troca de pontos de vista" entre os parceiros sociais europeus sobre os desafios que o mercado de trabalho enfrenta.

Os 27 vão decidir sobre a criação do "Grupo de Reflexão", proposta feita em Julho por Nicolas Sarkozy, que chega agora à mesa das negociações. A função do núcleo de "sábios" será, até 2010, elaborar um relatório com propostas sobre o futuro da UE, em áreas como o modelo económico, alterações climáticas e futuros alargamentos.

O Conselho Europeu dará ainda espaço à aprovação de uma Declaração sobre a Globalização, com o propósito de responder aos "desafios globais" que a UE enfrenta, sobre os quais tem "simultaneamente, a oportunidade e a responsabilidade de agir", como disse esta semana o secretário de Estado dos Assuntos Europeus. Para o efeito, "é fundamental que tire partido das suas políticas internas e externas", notou Manuel Lobo Antunes.

Para a hora de almoço, fica a questão do Kosovo, dossiê que a presidência portuguesa transfere para a eslovena, sem que a UE tenha acordado uma posição comum e sem solução à vista. A abolição das fronteiras internas e o alargamento do espaço Schengen a mais nove países da UE a 21 de Dezembro - em cerimónia a que Sócrates ainda presidirá - completam a agenda da última cimeira da presidência portuguesa.