in Diário de Notícias
O presidente da Comissão Europeia Durão Barroso apelou hoje, em Estrasburgo, à mobilização europeia a todos os níveis para contrariar a crise actual, alertando que o desemprego vai continuar a crescer.
Num debate na sessão plenária do Parlamento Europeu sobre os resultados da reunião da semana passada dos chefes de Estado e de Governo dos 27, Durão Barroso sublinhou a importância dos trabalhadores europeus "sentirem que os seus dirigentes estão preocupados" com a situação actual.
"O desemprego está a crescer e vai, provavelmente, continuar a crescer e é essa a minha preocupação principal", disse Durão Barroso.
O presidente do executivo comunitário realçou a importância da Cimeira do Emprego, em Praga a 07 de Maio, mas mostrou-se "desiludido" por o Conselho Europeu ter decidido que apenas a troika (Comissão Europeia, presidência checa e parceiros sociais) estaria presente nessa reunião e não a totalidade dos líderes europeus.
No mesmo debate, o actual presidente do Conselho Europeu, o primeiro-ministro checo Mirek Topolanek, voltou a assegurar que a queda do seu governo "não terá impacto na presidência" da UE.
A Comissão Europeia já tinha reiterado a sua confiança na presidência semestral da República checa terça-feira depois de tomar conhecimento da moção de censura que fez cair o governo em Praga.
O governo demissionário de centro-direita garantirá a presidência dos 27 até o Chefe de Estado nomear outro primeiro-ministro para formar governo, ou até se realizarem eleições legislativas antecipadas.