Alfredo Maia, in Jornal de Notícias
Encontro nacional debate papel das instituições na construção de "uma sociedade inclusiva"
Representantes de uma centena de fundações portuguesas discutem, hoje e amanhã, no Porto, o papel destas instituições no desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, trocando experiências sobre projectos de intervenção junto -e com - populações excluídas.
Organizado pelo Centro Português de Fundações (CPF), que agrupa 129 instituições, e pela Fundação Eng.º António de Almeida, anfitriã da iniciativa, o 11.º Encontro Nacional de Fundações, no qual também participam universidades, autarquias, outras organizações não governamentais e consulados, é dedicado ao tema "Para Uma Sociedade Inclusiva - o Papel das Fundações".
"A escolha do tema prende-se com o facto não só de nos encontrarmos no Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social mas, também, pelo agravamento das situações de exclusão social provocadas pela crise que atravessamos. O que torna o tema da construção de uma sociedade inclusiva particularmente oportuno", explica Eugénia Aguiar Branco, da Administração da Fundação Eng.º António de Almeida e da Direcção do CPF.
Mas, observa, a inclusão - "um dos temas mais presentes na sociedade actual" - já faz parte da vida das fundações, grande parte das quais desenvolve projectos de intervenção, pela educação cultural, pela acção social e pela saúde, por exemplo, tendo a "preocupação da integração da diferença, qualquer que seja - pela incapacidade, pela etnia, pelas condições económicas.
Um dos objectivos do encontro é proporcionar a partilha de experiências do trabalho das fundações no terreno, e que vai de projectos tão alargados como os desenvolvidos e dinamizados pela Calouste Gulbenkian (Orquestra Geração) ou pela Fundação Aga Khan Portugal (K' Cidade) - ver "ficha" - à participação em parcerias locais, como sucede com a instituição anfitriã.
A Fundação Eng.º António de Almeida apoia projectos das escolas e da Junta de Freguesia de Ramalde, nomeadamente a formação de "parlamentos juvenis" para a formação cívica e apoia um curso de música com a participação de uma escola local que já levou à formação de uma orquestra.