15.5.10

“Para combater a crise temos que combater a pobreza”

in Esquerda.net

Em entrevista ao esquerda.net, a deputada Helena Pinto fala sobre o impacto das medidas do governo na pobreza em Portugal, aborda o ataque da direita às políticas sociais públicas e esclarece os objectivos da audição pública que o Bloco vai realizar. Em Portugal existem 2 milhões de pobres e a tendência é para aumentar, devido à crise. Na entrevista a deputada Helena Pinto do Bloco de Esquerda salienta que todos os meses aumenta o número de famílias que se candidatam para receber o Rendimento Social de Inserção (RSI).

A deputada bloquista denuncia que "quer o PSD quer o CDS preparam-se para apresentar na Assembleia da República (AR) dois projectos de lei que visam destruir as políticas sociais públicas de combate à pobreza" e destaca que o Bloco quer que na AR "fique muito claro que o único instrumento que neste momento se dispõe para o combate à pobreza mais profunda é o RSI". Helena Pinto sublinha que o "ódio social" e uma "estratégia que visa pôr pobres contra pobres" são os únicos motivos para alterar esta prestação social.

A deputada bloquista refere ainda que "é preciso acabar com a diferença, com a desigualdade que existe entre os vários sectores da nossa sociedade sobretudo entre os mais pobres e os mais ricos" para combater a pobreza, salientando que as políticas sociais públicas são "necessárias" para "reanimar a economia" e "vencer a crise".

Na próxima Segunda feira, 17 de Maio, o Bloco de Esquerda realizará uma audição parlamentar sobre "Pobreza e políticas sociais", pelas 15 horas na Casa Amarela, junto à Assembleia da República.

Helena Pinto assinala que o Bloco pretende com esta audição "dar voz aos mais pobres", "dar também voz àqueles e àquelas" que trabalham para "combater a pobreza" e "demonstrar como são precisas e necessárias estas políticas públicas".