in Jornal da Madeira
O ano 2010 foi escolhido pela União Europeia como sendo o ano de combate à pobreza e à exclusão social. O tema é aproveitado por todos os países e regiões para desenvolver políticas que vão no sentido de combater os problemas subjacentes a esta problemática.
O PS-M considera que o Governo Regional devia ter aproveitado o Dia da Europa, ontem, assinalado para se associar ao tema deste ano. Por um lado, promover um debate sobre a temática e, posteriormente, criar políticas de combate à pobreza e à exclusão social, conforme advertiu a UE.
Ao invés, criticou o líder dos socialistas madeirenses, o executivo vai avançar com a comemoração do Dia da Europa, amanhã, terça-feira, através do tema da Biodiversidade e de uma exposição gastronómica.
Em conferência de imprensa promovida na sede do partido sob o tema “Dia da Europa”, Jacinto Serrão apontou que na Madeira “cerca de 30% da população está a atravessar graves dificuldades” onde se regista o “menor poder de compra per capita do país”.
De acordo com este socialista, o seu partido procura sempre acompanhar as políticas da UE porque “queremos que este Dia da Europa seja recordado pelos madeirenses”.
No entanto, frisou que “as entidades oficiais é que deveriam ter disponibilizado todos os seus meios e criado um programa para lembrar a todos os madeirenses a importância da Europa para a Madeira”.
A história da construção da UE arrancou a 9 de Maio de 1950. Ontem, foram comemorados os 60 anos desta União que surgiu no pós II Guerra Mundial. O espaço europeu congrega, actualmente, 500 milhões de cidadãos.
E.F./R.F.