1.2.16

Cais já está a fazer concertos solidários para ajudar sem-abrigos

Sérgio Almeida, in "Jornal de Notícias"

Plano B, no Porto, recebeu Frankie Chavez no arranque do novo festival solidário Cais já está a fazer concertos solidários para ajudar sem-abrigo PORTO E LISBOA "Mais música, mais ajuda" é o título da primeira incursão da Associação Cais no meio artístico e propõe-se apresentar, até junho, dez concertos noutros tantos espaços de Lisboa e Porto, com a presença de dezenas de músicos portugueses. A abertura aconteceu na noite de sexta-feira. No Plano B, no Porto, atuaram Frankie Chavez e For Pete Sake. No Estúdio Time Out, em Lisboa, The Black Mamba e O Martim repartiram protagonismo.

De fevereiro a maio, estão previstas mais quatro datas em cada uma das cidades. O final está marcado para junho, num concerto no Estádio do Restelo, em Lisboa, embora ainda se desconheçam os nomes dos artistas que vão atuar.

"Queremos utilizar a música para envolver a sociedade. Ainda há um estigma muito grande em relação aos sem abrigo", reforçou Cláudia Fernandes, coordenadora da Cais no Porto, na apresentação do projeto.

O primeiro festival inteiramente solidário pretende, por isso, não apenas a angariação de verbas que reforcem os meios da associação criada há 22 anos.

"Sensibilizar as pessoas" é outro dos propósito da iniciativa. "Geralmente, associam-nos à revista que publicamos, mas o nosso trabalho vai muito além disso", acrescenta a coordenadora da associação, para quem o "objetivo não é só tirar gente da rua mas integrá-la na sociedade e no mercado de trabalho".

Só no ano passado, a Cais acompanhou meio milhar de pessoas em risco, em Lisboa e no Porto, contribuindo para o regresso ao mundo do trabalho de pelo menos 25 E os pedidos continuam a crescer "Só este ano já recebemos mais 200 pedidos", adiantou Cláudia Fernandes, convencida de que "a situação tende a agravar-se"