1.2.16

"É muito difícil erradicar o mosquito do zika da Madeira"

Sofia Morais, in "TSF"

O governo regional da Madeira admite o risco do vírus zika chegar à região mas garante que tem sistemas de alerta que monitorizam, em permanência, a atividade do mosquito transmissor.

Ana Nunes, presidente do Instituto de Administração da Saúde da região autónoma, sublinha que o plano de alerta permite tomar "medidas mais assertivas" se o vírus Zika chegar à Madeira. A região não registou, até agora, nenhum caso mas Ana Nunes diz que o risco existe uma vez que o mosquito transmissor existe na Madeira e só muito dificilmente pode ser erradicado.

Ana Nunes garante que há sistemas de alerta para controlar a presença do mosquito na Madeira
A presidente do Instituto de Administração da Saúde explica que as condições geográficas da ilha tornam a erradicação uma tarefa muito complicada e que, por isso, os planos de contingência são fundamentais para controlar a atividade do mosquito.

O governo regional garante que nesta altura, em comparação com 2013, o risco de surto é três vezes inferior e sublinha que está em contacto com as autoridades de saúde nacionais e europeias, seguindo todas as orientações internacionais.