10.2.16

Índice da miséria. Portugal entre a Colômbia e a Costa Rica

Telmo Fonseca, in "Dinheiro Vivo"

Inflação e desemprego galopantes atiram o país novamente para o topo da tabela. Portugal surge na 16ª posição, melhorando duas posições face a 2015.

O ranking elaborado pela Bloomberg é calculado utilizando as estimativas económicas de cada país, com a compilação dos dados disponíveis sobre inflação e desemprego.

Dentro do espaço comunitário, a Grécia encabeça a tabela (surgindo na 4ª posição do ranking global), não só devido ao facto de um quarto da população estar desempregada, mas também tendo em conta os recentes desenvolvimentos na economia grega. Espanha, Sérvia, Croácia e Chipre surgem antes de Portugal, que ainda assim melhorou duas posições em relação ao ano passado no ranking em que ninguém quer estar.

Enquanto os habitantes da Venezuela e a Argentina sofrem com a inflação, África do Sul, Grécia e Ucrânia lutam desesperadamente contra uma taxa de desemprego que teima em crescer. No extremo oposto, as economias mais felizes não mudaram muito em relação ao ano anterior. A taxa de desemprego abaixo de 1% registada desde 2011 na Tailândia – estimativa justificada não só pelo facto de o setor agrícola absorver grande parte da população, mas também por não existirem quaisquer apoios para desempregados – coloca o país na melhor posição mundial, seguido por Singapura, Suíça, Japão e Taiwan.