22.6.17

Santarém – Projeto de promoção da empregabilidade de deficientes apoiado pela Fundação Montepio

in o Ribatejo

O projeto “Aquilo que eu sou, consigo e faço!”, da associação Incluir, de Santarém, é um dos selecionados para financiamento pela Fundação Montepio,

A Incluir – Associação de Apoio aos deficientes com Paralisia Mental, como entidade promotora, a APPACDM de Santarém e a Escola Superior de Educação de Santarém, como parceiros, apresentaram este projeto à FACES – Financiamento e Apoio para o Combate à Exclusão Social – Fundação Montepio, este ano, sendo um dos projetos selecionados para financiamento.

Este projeto tem por objetivo criar um site e vídeo para a promoção da empregabilidade da pessoa com deficiência. Estas duas ferramentas serão elaboradas pelo departamento de Multimédia da Escola Superior de Educação de Santarém, com a supervisão da INCLUIR e APPACDM de Santarém.

A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é, nos nossos dias, entendida como um fator decisivo de inclusão social, independência económica e consequente valorização e realização pessoal destes cidadãos.

Apesar de já existirem algumas plataformas na área da empregabilidade das pessoas com deficiência, não existem vídeos elucidativos das verdadeiras e reais capacidades destas pessoas. No vídeo, a ser criado, será possível dar a conhecer os dias de trabalho, funções e atividades em várias áreas. Os restantes funcionários e chefias vão expor o que define esta experiência.

A assinatura do protocolo entre a INCLUIR, promotora do projeto, e a Fundação Montepio, financiador, será dia 30 de junho, em Lisboa e no dia 6 de julho, elementos da Fundação Montepio virão visitar a INCLUIR, a APPACDM de Santarém e a Escola Superior de Educação de Santarém.