21.1.09

Actualização de 2,5% no IRS aumenta rendimento

Lucília Tiago, in Jornal de Notícias

O Governo actualizou esta terça-feira em 2,5% as tabelas de retenção na fonte do IRS. Ainda que este ano esta actualização não seja acompanhada também de uma redução nas taxas do imposto, alguns trabalhadores acabarão por ter aumento real do rendimento já que a alteração é superior à inflação prevista.

De acordo com as tabelas agora conhecidas, um casal em que ambos sejam trabalhadores dependentes, com dois filhos, está isento de IRS até aos primeiros 670 euros, valor a partir do qual lhe é aplicada uma taxa de 1%. Em 2008, a isenção ia até aos 650 euros.

Esta actualização das tabelas acontece todos os anos e destina-se sobretudo às entidades patronais pois permite-lhes calcular a retenção que devem aplicar aos trabalhadores. Tendo em conta que a actualização foi de 2,5% e a inflação esperada ronda 1%, isto significa na prática um aumento do rendimento real dos contribuintes cujo rendimento não aumente mais do que 2,5%.

Este ano há apenas uma actualização das tabelas, mas nos quatro anos anteriores verificou-se também uma descida das taxas do IRS. Esta medida permitia aumentar o rendimento mensal (pois era retido menos imposto), mas baixava o reembolso do Verão. O objectivo era ajustar melhor o imposto retido ao IRS efectivamente devido. Como o desfasamento já não é tão relevante, este ano não se mexem nas taxas.