Helena Amaro, in Diário de Leiria
Repensar as formas de ajudar as famílias portuguesas em situação de pobreza é o principal objectivo de um conjunto de acções de formação que o Núcleo de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN) vai desenvolver nos concelhos da Marinha Grande e Castanheira de Pera.
Segundo Patrícia Grilo, técnica do núcleo de Leiria da REAPN, "a crise económica tem aumento a pobreza no distrito", pelo que o apoio às famílias que se deparam com múltiplos problemas foi repensado para que "as equipas olhem para a intervenção de outra forma".
"A crise económica está a atirar para o desemprego muitas famílias e isso traz vários problemas", desde logo o "sub-endividamento, porque não conseguem pagar os empréstimos que adquiram", explicou ao nosso jornal Patrícia Grilo.
Segundo aquela responsável, a crise não é o único factor que levou a REAPN a melhorar as ferramentas das equipas. Também o "estigma e os preconceitos que existem na sociedade portuguesa" têm sido um "entrave no combate à pobreza", perpetuando esta condição no tempo, dificultando o trabalho das equipas no terreno.
Nesse sentido, o núcleo de Leiria da REAPN irá promover, nos próximos dias 29, 30 e 6 de Fevereiro, na Marinha Grande, acções de formação sobre como 'Intervir com famílias multiproblemáticas pobres: estratégias com sucesso'.
Esta iniciativa conta com a parceria da rede social da Marinha Grande e destina-se às equipas dos Núcleos Locais do Rendimento Social de Inserção, técnicos de serviço social, psicólogos, sociólogos, educadores sociais e outros agentes com interesse na temática.
Na Marinha Grande, as acções irão decorrer no auditório do Arquivo Municipal. Em Castanheira de Pera, decorrerão nos dias 2, 3 e 8 de Abril, na Câmara Municipal.
Ao longo da formação, os profissionais poderão analisar a sua experiência profissional e reflectir sobre as práticas e os modelos mais eficazes e alternativos para alcançar o sucesso na intervenção social com famílias multiproblemáticas pobres.