31.1.09

José Sócrates promete mais investimento público em equipamentos sociais

Margarida Gomes, in Jornal Público

Crise combate-se com investimento. Esta voltou a ser a máxima utilizada ontem pelo primeiro-ministro, no Porto, no encerramento de uma sessão destinada ao investimento público em equipamentos sociais.

Destacando a importância do investimento público para ajudar o país a ultrapassar a crise, José Sócrates disse que a obrigação do Governo e a sua em particular "é estar na linha da frente daqueles que querem fazer alguma coisa pelo país". "Este não é o momento apenas para nos entretermos a descrever como é grave a crise no mundo, nem para o Estado ficar sentado à espera que ela passe", declarou Sócrates, reclamando para o seu Governo o impulso dado à "nova geração de políticas sociais".

Ao intervir no encerramento da sessão de apresentação do Apoio ao Investimento em Equipamentos Sociais, no âmbito do quadro do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e que vai permitir a criação de novas instalações de apoio a idosos e a pessoas com deficiência, Sócrates enumerou algumas medidas já lançadas ao abrigo da nova política social e sublinhou que o investimento nesta área "é uma prioridade política, mas é mais do que isso, é também um imperativo moral". Enfatizando que "há muitas empresas e muitas pessoas cujo emprego e actividade vai depender deste investimento", Sócrates declarou que este "esforço sério e continuado com vista a construir uma mais ambiciosa política social é para continuar".