in Jornal de Notícias
A Comissão Europeia reviu em alta as previsões da taxa de desemprego em Portugal para este ano, para os 8,8 %, praticamente um ponto percentual acima das previsões de Novembro passado, de 7,9 %.
Esta revisão em alta é superior à do Governo, que, na proposta de Orçamento Suplementar para 2009 e a revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento português (PEC) apresentadas na passada sexta-feira, estimou que o desemprego em Portugal se fixe nos 8,5 %em 2009, quando em Outubro previa um valor de 7,7 %.
Fonte comunitária disse à Agência Lusa que as previsões de Bruxelas não tomaram em consideração quer a proposta de Orçamento Suplementar para 2009, quer a revisão do PEC português.
Para 2010, no quadro de políticas inalteradas, as previsões de Bruxelas apontam para uma taxa de desemprego nos 9,1 %, quando nas Previsões de Outono divulgadas em Novembro passado o valor se quedava pelos 7,9 por cento.
Em termos gerais, estas previsões revistas apontam para taxas de desemprego de 8,7 % na União Europeia e 9,3 % na Zona Euro, tratando-se nos dois casos de revisões em alta também de nove décimas, já que as previsões de Outono apontavam para taxas de 7,8 e 8,4 %, respectivamente.