Rudolfo Rebêlo, in Diário de Notícias
Conjuntura. Actividade registou contracção em Dezembro
Actividade está com o valor mais baixo desde 2003, ano de recessão
A actividade económica terá registado uma nova contracção em Dezembro último, com os consumidores mais pessimistas e a indústria nacional a ser afectada pela redução da actividade nos principais países clientes das exportações nacionais, de acordo com os dados ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, INE. O investimento empresarial (FBCF) está, também, em queda.
O clima económico - medido com base em inquéritos do INE aos industriais - atingiu novo mínimo histórico em Dezembro último, mas já em Novembro os indicadores de actividade disponíveis registaram o valor mais baixo desde Outubro de 2003, quando o País estava em recessão.
As famílias terão desacelerado nos gastos correntes, "em resultado", afirma o INE, "da evolução negativa da componente de consumo duradouro", como a compra de electrodomésticos ou de carros. Os gastos no consumo corrente, como em alimentação, estabilizaram.
O investimento (FBCF) "acentuou a sua variação negativa", reflectindo a quebra na construção, mas "sobretudo no material de transporte". Em Dezembro, a venda de veículos comerciais terá registado uma quebra de 10,4% relativamente ao mesmo mês de 2007. Até Outubro, as vendas de cimento registaram uma queda de 10,7%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto os indicadores relativos à compra de equipamentos estão em queda.
Os indicadores de curto prazo até Novembro de 2008, relata o INE, forneceram "indicações de agravamento" na conjuntura "nos sectores dos serviços e indústria".