in Jornal de Notícias
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, afirmou-se hoje empenhado em conseguir que Portugal ultrapasse a crise com os menores custos possíveis, principalmente para os trabalhadores, "que não sejam atingidos muito fortemente pelo desemprego".
"A minha preocupação é defender os interesses dos portugueses, os actuais e os futuros, e o meu desempenho está muito, neste momento, em conseguir que Portugal ultrapasse a crise com os menores custos possíveis, principalmente para os trabalhadores, que não sejam atingidos muito fortemente pelo desemprego", afirmou.
As declarações do chefe de Estado foram proferidas durante uma visita à vila raiana de Barrancos (Beja), onde inaugurou um parque empresarial e cine-teatro e conheceu a Barrancarnes, uma empresa produtora de presunto pata negra, um produto com Denominação de Origem Protegida (DOC).
Garantindo que o seu trabalho é, actualmente, "o de ajudar à recuperação económica do país e à criação de empregos", Cavaco Silva manifestou a esperança de que os múltiplos contactos que tem feito de norte a sul do país "incentivem o empreendedorismo para a criação de empregos".
Por outro lado, advertiu, "é preciso que os portugueses estejam conscientes que este é um tempo que exige sentido de responsabilidade de todos".
"Mas, ao mesmo tempo, confiança nas nossas capacidades e eu tenho confiança nas capacidades dos portugueses", sublinhou.