1.5.10

Desemprego não pára de subir e chega aos 10,5 por cento

Por Sérgio Aníbal, in Jornal Público

A taxa de desemprego em Portugal chegou, em Março, aos 10,5 por cento, uma subida de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior, mantendo o país acima da média da zona euro. As contas são do Eurostat, que revela a manutenção de uma situação difícil no mercado de trabalho na Europa, durante os primeiros meses deste ano. Portugal é um dos países em que a taxa de desemprego mais tem subido no último ano. Em Março de 2009, a taxa estava, pelos cálculos do Eurostat, em nove por cento. Na zona euro, onde o desemprego estabilizou em Março nos 10 por cento, a variação face ao mesmo período do ano passado foi de 0,9 pontos percentuais.

Recorde-se que os últimos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, que usa uma metodologia diferente do Eurostat, apontavam para uma taxa de desemprego em Portugal de 10,1 por cento durante o quarto trimestre de 2010.

Na UE, a Letónia é o país que apresenta um indicador mais negativo (22,3 por cento). Na zona euro, a Espanha destaca-se. O Eurostat fala de uma taxa de desemprego de 19,1 por cento em Março, mas as autoridades espanholas já estão a apontar para uma ultrapassagem da barreira dos 20 por cento, algo que não acontecia desde 1997.

No extremo oposto, pela positiva, estão a Holanda e a Áustria, com taxas de desemprego de 4,1 e 4,9 por cento, respectivamente. Na Alemanha, verificou-se uma descida para 7,3 por cento.