18.5.10

Dia da Europa foi assinalado no Distrito de Setúbal

in Rostos On-line

No âmbito do Dia da Europa, perto de 100 pessoas pedalaram, no sábado passado, em Alcochete, contra a pobreza e a Exclusão Social.

Inserida no programa “Primavera da Europa”, a iniciativa “Pedalar contra a Pobreza e a Exclusão Social” foi organizada pela Escola Secundária de Alcochete, Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, Centro de Informação Europe Direct, Cenforma e Associação Deep Natura, com o apoio do Governo Civil e das Câmaras de Alcochete e Montijo.

“A União Europeia e a Globalização” em debate com os mais novos

Ainda no âmbito da Primavera da Europa, decorreram entre os dias 4 e 15 de Maio, vários debates sobre a temática na Escola Secundária de Alcochete. No dia 6, Carlos Medeiros, do Centro Jacques Delors, e o Governador Civil, Manuel Malheiros, debateram o tema “A União Europeia e a Globalização”.

Carlos Medeiros incentivou os mais novos a investirem na sua formação e a olharem para a Europa de forma abrangente.

“Temos, neste momento, uma nova estratégia: a Estratégia Europa 2020. A aposta é em vocês. Não é que esta geração sinta que não pode fazer mais nada. Vocês são a geração nascida digital. Falam, normalmente, duas ou três línguas; são jovens; têm acesso à Europa; podem ir trabalhar para qualquer País, sem qualquer problema. Têm de olhar para a Europa de uma forma abrangente. Para vocês a Europa é o espaço onde vivem e têm de pensar que o vosso mercado de trabalho não é Portugal é a Europa”, disse.

Também o Governador Civil defendeu essa ideia, incentivando os alunos a aprenderem várias línguas.

“As línguas são necessárias e importantes para quem quer trabalhar na Europa. E, aí, há um princípio fundamental que é a igualdade de tratamento. O exercício de cidadania europeia dá-nos a possibilidade, a cada um de nós, de, só com o Bilhete de Identidade e com o Passaporte, ir a qualquer um dos países da União Europeia. Quando se quiserem reformar, os anos em que trabalharam lá fora, contam para a reforma. É esta ideia da cidadania europeia que devem ter presente”, referiu.

Carlos Medeiros fez, ainda, uma breve apresentação da origem do projecto europeu, os seus fundadores, o modelo de integração e as instituições europeias.

Governo Civil assinala Dia da Europa com o hastear da bandeira da UE


No dia da Europa, 9 de Maio, o Governo Civil assinalou a data com o hastear da bandeira da União Europeia no edifício da instituição.

O acto foi acompanhado pela Banda da Sociedade Filarmónica União Agrícola, de Pinhal Novo, que se disponibilizou para abrilhantar a iniciativa, que contou com a presença dos vereadores da Câmara de Palmela, Idílio Costa, e de Setúbal, Carlos Rabaçal, do Governador Civil, Manuel Malheiros e dos membros do seu Gabinete.

Palmela ganha Espaço Europa nas instalações do Okupa

Ainda no âmbito das comemorações do Dia da Europa, o Governador Civil, Manuel Malheiros, presidiu, na segunda-feira, à cerimónia de inauguração do Espaço Europa, nas instalações do Okupa-Espaço Juventude do Centro Social de Palmela.
Esta nova área, criada com o apoio do Centro de Informação Europe Direct da Península de Setúbal, pretende ser um espaço de recolha e consulta de Informação sobre a União Europeia, de debate, tertúlias, e de divulgação de actividades, como programas de voluntariado, propostas de emprego, formação e educação não formal.
A tarde foi reservada a um conjunto de actividades sobre o tema, nomeadamente uma pequena teatralização a cargo do grupo “Momentos Mágicos”, jogos e apresentação de testemunhos de voluntários do Serviço Voluntário Europeu.

No final do encontro, os convidados foram convidados a “Falar Europa”.
Manuel Malheiros explicou aos presentes que o que a Europa tem de especial, para si é “o chamado modelo social europeu”, que assenta fundamentalmente “na protecção desde o nascimento até à morte”.

A Presidente da Câmara Municipal de Palmela felicitou o Okupa pelo novo serviço que passou a dispor e que “constitui uma nova oferta para os jovens e para a região”.
Ana Teresa Vicente manifestou-se satisfeita com o facto de o projecto ter sido implementado em pleno centro histórico de Palmela. “Este projecto, aquilo que traz ao Centro Histórico de Palmela é uma mais-valia no âmbito da revitalização que queremos fazer”, disse.

Congratulando-se, em nome do Ministério da Educação, com o novo espaço, importante para os alunos e para as escolas, José Carlos Sousa, da Equipa de Apoio às Escolas da Península de Setúbal Norte, referiu que “a grande pergunta é, sempre, o que é a Europa, o que nos traz? O desafio que é lançado é que nós, enquanto instrutores, possamos transmitir aos mais pequenos aquilo que a Europa pode dar e sobretudo o que nós podemos dar à Europa?”.

Manuel Meireles, do Centro de Informação Europe Direct da Península de Setúbal, agradeceu a oportunidade para poder trabalhar com uma “entidade tão dinâmica”, e explicou que o novo espaço pretende aproximar os cidadãos da União Europeia e a União Europeia dos Cidadãos.