14.5.10

Rosa Mota e Aurora Cunha solidárias na luta contra a pobreza

in Portal do Cidadão de Vila Nova de Gaia

A campeã olímpica Rosa Mota marcou presença destacada na "Estafeta Nacional contra a Pobreza e Exclusão Social", na etapa que ligou a Foz do Douro ao Cais de Gaia, onde entregou o testemunho de que era portadora à Vereadora Amélia Traça, da Câmara Municipal de Gaia, perante um vasto conjunto de jovens que decidiram também associar-se a esta iniciativa integrada no Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC).

"Este evento serve para divulgar o PIEC que promove a educação e a formação dos jovens que não conseguem fazer o currículo normal e que, deste modo, têm a oportunidade de aprender e de ser integrados na sociedade. Gaia foi convidada para aqui estar e o programa contempla duas turmas em Santa Marinha", afirmou a Vereadora.









A iniciativa de âmbito nacional pretende dar visibilidade ao fenómeno da pobreza e da exclusão social e, ao mesmo tempo, alertar para um problema que diz respeito a todos os cidadãos. Recorde-se que 2010 é o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

Rosa Mota, verdadeira embaixadora de causas sociais, solidarizou-se com mais esta iniciativa, ao participar na etapa que ligou o Porto a Gaia, "não só pela causa em si, mas também pelo desporto cuja prática deve ser incutida nos jovens, para bem da sua saúde".









A Estafeta Nacional, que se iniciou no passado dia 13 de Abril, na cidade de Lisboa, irá terminar no próximo dia 21, junto à Torre de Belém, também na Capital, após percorrer o país, num total de 1800 km.

Refira-se, por último, que, na etapa de ligação Gaia-Espinho, o testemunho simbólico foi empunhado pela tricampeã mundial Aurora Cunha que o recebeu das mãos da Vereadora Amélia Traça.