18.11.10

Atitude positiva pode ajudar a enfrentar a crise

in Jornal de Notícias

O segredo é agarrar as oportunidades ou, se não as houver ali, à mão de semear, partir à procura delas. Lições deixadas no Porto, em mais uma sessão do "Portugal Positivo".

O segredo é agarrar as oportunidades ou, se não as houver ali, à mão de semear, partir à procura delas. E sorrir, para sinalizar aos demais que se está com uma atitude positiva. A receita para enfrentar a crise? Talvez não. Mas é pelo menos parte da receita para não se deixar ir abaixo.

A lição foi dada ontem a algumas dezenas de empresários e decisores do Norte, em mais uma sessão do "Portugal Positivo". A acção de responsabilidade social da Liberty Seguros anda a percorrer 18 o país, liderada por Jorge Araújo.

Ex-treinador de basquetebol, transferiu para a prática social os treinos dos campos. Porque é de treinos que se trata. "Isto das atitudes e comportamentos positivos não é só uma questão de dizer. Dizer é facílimo. É como deixar de fumar. Enquanto não se está devidamente motivado, diz-se que se faz, mas não se faz".

E como é que alguém se motiva? Garante Jorge Araújo que parte de nos próprios. Uma atitude positiva contagia tanto como uma atitude negativa. E a prova está num dos simples exercícios ali ensaiados: vire-se para quem não conhece e fale. Toda a gente sorriu, o ambiente aligeirou-se.

O resto é, no fundo, o senso comum: arriscar e passar a bola com alma, em vez de dá-la simplesmente, fazer-se ouvir (disse o treinador de Margaret Thatcher: "Se disseste e ninguém te ouviu, foi porque não disseste"), ouvir o outro ("Se quero comunicar tenho de estar preocupado com o outro"), contrariar as adversidades agarrando as oportunidades, não desistir perante uma ameaça e ter capacidade de superá-la.

No final, cada um escreveu uma carta a si próprio com compromissos de atitudes positivas. Para recebê-la em Janeiro e confirmar. Houve quem a endereçasse para o escritório...