2.10.15

PSP sinalizou mais de mil idosos em risco

in RR

Estes casos foram sinalizados entre Janeiro e Agosto.

A PSP sinalizou este ano 1.113 idosos, dos quais 994 foram encaminhados para a rede social por se encontrarem em situação de isolamento e a necessitarem de apoio a nível de higiene, saúde e alimentação, segundo dados hoje divulgados.

Em comunicado, a PSP adianta que estes casos foram sinalizados entre Janeiro e Agosto, tendo as 994 situações sido encaminhadas para "entidades com poder de resposta, no intuito de combater o isolamento e promover que a população tenha acesso aos cuidados básicos de higiene, saúde e alimentação".

Em declarações à agência Lusa, a propósito do Dia Internacional das Pessoas Idosas (1 de Outubro), o subintendente Hugo Guinote disse que, em 2014, foi registada "uma ligeira diminuição (18%) do número de idosos em situação de risco na área da responsabilidade da PSP" face ao ano anterior.

Segundo Hugo Guinote, do Departamento de Operações da Direcção Nacional da PSP, a Polícia de Segurança Pública identificou no ano passado 3.620 idosos, dos quais 1.797 em situação de risco, a maioria em Lisboa (751).

Destes casos, 1.552 foram encaminhados para a rede social (juntas de freguesia, autarquias, instituições particulares de solidariedade social e organizações não-governamentais parceiros da PSP).

Estes casos são identificados nas acções de policiamentos diários realizadas por 489 agentes. Além deste contacto com os idosos, são feitas acções de sensibilização que totalizaram 2.289 em 2014, mais 7,6% face a 2013, adiantou Hugo Guinote.

Os dados da PSP destacam também os crimes contra idosos, informando que em 2014 e este ano os mais praticados foram "o furto por carteirista, o dano e o furto em residência com arrombamento, escalamento ou chaves falsas".

Entre os mais praticados contam-se também o furto em veículo motorizado, a ofensa à integridade física voluntária simples e as burlas em geral.

"Ciente desta realidade, e tendo presente que em 2014 havia 139 idosos para cada cem jovens, a PSP decidiu alargar o Dia do Idoso a todo o mês de Outubro", realizando várias iniciativas por todo o país em colaboração com diversas instituições públicas e privadas.

Os idosos vão ser "o centro da atenção do policiamento de proximidade" durante todo o mês de Outubro, "numa iniciativa que procura combater a solidão e, em simultâneo, alertar o público-alvo para os cuidados a ter no dia-a-dia em prol de uma maior segurança".

A sensibilização incidirá sobretudo na prevenção de burlas, assaltos, acidentes domésticos e conselhos gerais de segurança, sem esquecer a auto-protecção, os direitos individuais e as regras para se conseguir uma boa vizinhança.

Hugo Guinote revelou à Lusa que a PSP e a GNR foram convidadas para apresentar o seu trabalho junto da população idosa no fórum internacional "O envelhecimento global e os direitos humanos para os seniores", que vai decorrer em Seul, entre os dias 26 e 28 de Outubro.