Telmo Fonseca, in Dinheiro Vivo
As regiões a sul do país lideram a descida generalizada da taxa de desemprego no 3º trimestre de 2015, da qual apenas a região da Madeira regista um aumento em relação ao ano passado.
No 3.º trimestre de 2015, a taxa de desemprego foi superior à média nacional em quatro regiões: Madeira, Norte, Lisboa e Açores. Já o Alentejo, o Algarve e o Centro apresentaram valores abaixo dos 11,9% registados no conjunto do país. Segundo os dados do INE, as pessoas em idade ativa do país dividem-se pelos seguintes grupos de atividade (valores em milhares):
população activa e inativa-02
É nos grandes centros urbanos que se regista o maior número de desempregados, mais do dobro dos valores combinados do resto do país. A região Norte lidera a tabela, seguida pela Área Metropolitana de Lisboa.
população activa e inativa-03
As regiões autónomas sofreram ambas um aumento da taxa de desemprego em relação ao trimestre anterior, de 1,1 e 0,8 pontos percentuais (pp) respetivamente, liderando as subidas a nível nacional. Já em relação ao período homólogo, e enquanto que a região da Madeira foi a única que viu a taxa aumentar (1,7 pp), os Açores evoluíram em sentido oposto, registando um decréscimo de 3,6 pp, a maior descida do país.
população activa e inativa-04
Estima-se que do 2º para o 3º trimestre de 2015, do total de pessoas que se encontravam desempregadas em Portugal, cerca de um terço saiu dessa situação: 19,7% encontrou emprego, e 16% passou à inatividade. 93,7% das pessoas empregadas mantiveram-se nessa situação.
- See more at: http://www.dinheirovivo.pt/economia/alentejo-e-algarve-com-menos-desemprego-do-que-em-2014/#sthash.Fx0PWo73.dpuf


