In "Gazeta das Caldas"
O caldense Tiago Franco, de 18 anos, venceu o prémio de “Jovem Inspirador 2015” da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), na categoria entre os 18 e os 23 anos.
Tiago Franco entrou no curso de Economia da Universidade Nova com média de 18,4, mas este foi apenas um dos aspectos que o levaram a ser o escolhido pelo júri do concurso entre os cinco finalistas.
O jovem, que é escuteiro, faz todos os dias voluntariado em vários centros de apoio a grupos sociais desfavorecidos de crianças e idosos porque “os jovens devem rejuvenescer os concelhos e as freguesias”, defendeu. Também dá explicações de Matemática, aulas de guitarra e ainda trabalha num restaurante ao fim-de-semana e durante o verão. Diz-se “licenciado em gestão de tempo, espírito de sacrifício e de trabalho”, pois sem isso “não conseguiria chegar a nenhum lado”.
Foi ainda vice-presidente da Associação de Estudantes e quer agora ingressar no Grupo de Ação Social da Universidade Nova (GasNova) para seguir em missão no verão.
Segundo a nota informativa da APFN, o júri foi conquistado pelo seu “entusiasmo contagiante, que é de uma simplicidade desarmante”. Henrique Leitão, em nome do júri, concluiu que “o Tiago demonstra que todos, rigorosamente todos, podemos ser inspiradores, desde que o queiramos ser”. O prémio foi um computador portátil.
O concurso Jovens Inspiradores premeia jovens que se distingam pelos seus talentos, altruísmo, exemplo e empreendedorismo, nos respetivos segmentos etários dos 10 aos 13 anos, dos 14 aos 17 anos e dos 18 aos 23 anos. J.R.
Caldense é “jovem inspirador” para a associação de famílias numerosas DR Tiago Franco, de 18 anos, diz-se “licenciado em gestão de tempo, espírito de sacrifício e de trabalho”