18.11.15

Vila de Rei: um concelho com transportes e livros do secundário gratuitos

Nuno Guedes, in TSF

Quarenta e uma câmaras municipais recebem esta quarta-feira uma bandeira verde, símbolo das autarquias com medidas que favorecem as famílias. A TSF foi conhecer aquilo que existe numa das câmaras que recebe este prémio desde 2009.

São poucos os municípios que recebem o galardão de "familiarmente responsáveis" desde que a sua criação há sete anos. Nesse lote estão Cantanhede, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Real de Santo António e Vila de Rei.
Em Vila de Rei, uma pequena vila no interior do país, o presidente garante que os apoios dados às famílias têm sido fundamentais para estancar a perda de população, mas ainda não foi possível inverter a tendência.

Presidente da Câmara de Vila de Rei
Ricardo Aires sublinha que no seu concelho as famílias não pagam creche ou livros do ensino secundário, mas também os transportes por táxi para a escola ou para os hospitais que ficam em Tomar, Abrantes e Torres Novas. .
O autarca explica que o objetivo da câmara é aumentar a população. Contudo, isso "não depende só do município de Vila de Rei, mas também da iniciativa privada pois sem empregos é impossível crescermos".

Autarca de Vila de Rei
Além das famílias, também as empresas encontram condições pouco comuns neste concelho do Interior do país situado no distrito de Castelo Branco. Este ano, a prioridade de Vila de Rei é promover, em Portugal e no estrangeiro, que a autarquia vende terrenos para as empresas se instalarem na zona industrial pelo preço de 1 cêntimo por dois metros quadrados com imposto municipal a zero".
Ricardo Aires sublinha que a atração de famílias tem de ser feita "aos poucos pois é muito difícil chamar população para o interior do país".