In Correio do Minho
O Município de Fafe comemorou hoje, na sede da Associação dos Reformados e Pensionistas de Fafe (ARPIFAFE), o S. Martinho, com um baile destinado aos seniores do concelho.
O evento contou com a participação de cerca de 500 idosos e incluiu os típicos símbolos desta data comemorativa, como as castanhas e o vinho verde.
Foi uma tarde animada que promoveu a boa disposição e convívio dos idosos.
Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, destacou a preocupação do Município no combate ao isolamento dos seniores do concelho, promovendo-se um envelhecimento ativo.
“O Município de Fafe manifestou, desde sempre, uma preocupação especial com os idosos do concelho, por serem um grupo frágil, que requer acompanhamento constante.
O tradicional Baile de S. Martinho integra-se num conjunto de atividades que temos desenvolvido, com vista a promover o envelhecimento ativo dos nossos idosos.
O apoio aos seniores do concelho vai manter-se, queremos contribuir para que se sintam úteis na so
ciedade e pretendemos mostrar-lhes que não estão sozinhos, tendo na Câmara Municipal um apoio constante.”
Teresa Pereira, uma dos muitos reformados que compareceram a este baile, mostrou-se feliz pela iniciativa e ressalvou a necessidade de estar ao lado desta classe social.
“Acho que é um convívio muito importante e que satisfaz todas estas pessoas idosas.
Venho disposta a dançar, comer, beber e divertir-me muito. É a primeira vez que venho e estou a gostar muito de ver esta gente toda muito animada.”
Já a Presidente da ARPIFAFE, Rosa Maria Gonçalves, revelou estar bastante satisfeita com o sucesso do baile de S. Martinho e salientou, ainda, a novidade deste ano.
“Os idosos vêm a este baile de S. Martinho para passarem uma tarde diferente e alegre. Temos castanhas, bom vinho e tudo o que é tradicional nesta festa. Para além disso, este ano vamos ter um magusto tradicional, feito com caruma para relembrarmos os tempos antigos.”