Cristina Oliveira da Silva, in Económico on-line
Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) analisou os números do desemprego nestes sectores.
Restauração e alojamento com piores níveis de emprego dos últimos oito anos
Os sectores do alojamento, restauração e bebidas registaram os piores níveis de emprego nos últimos oito anos, denunciou hoje a associação representativa do sector em comunicado.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) analisou, numa reunião do Conselho Consultivo que teve lugar em Vilamoura, o desemprego nestes sectores, “que atingiu a pior taxa dos últimos oito anos”, indica o comunicado.
Olhando para os dados de 2015 publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, a Associação sublinha que se confirma, “infelizmente, aquilo que a AHRESP vem destacando há quatro anos, pois 2015 foi o ano de mais baixo emprego dos últimos oito anos, em que houve uma variação homóloga negativa de -17.700 postos de trabalho (-6,4%), face a 2014, e de -31.700 postos de trabalho (-10,9%), face a 2011, último ano da taxa do IVA a 13%”.
A reunião também serviu para analisar as implicações da proposta do Orçamento do Estado e a AHRESP saúda “vivamente” a reposição da taxa de IVA nos serviços de alimentação e bebidas nos 13%. “Foi igualmente decidido continuar as negociações com o governo para a definição dos últimos detalhes técnicos, no tocante à problemática da diferenciação das taxas de algumas bebidas, numa prestação de serviços que é unívoca - o serviço de refeições”, informa a associação.


