10.5.16

Voluntários integram missão de certificação da Cruz Vermelha

Isabel Vilhena, in "Correio do Minho"

Para assinalar este ano o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa realizou ontem a cerimónia de compromisso humanitário.

Na cerimónia que teve lugar na sede da Cruz Vermelha de Braga, 16 jovens assinaram o compromisso para colaborar em todas as áreas da delegação bracarense, juntando-se à vasta equipa de voluntários que ronda os 500 elementos.

Armando Osório, presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha, realçou a qualidade destes voluntários que irão ajudar na prossecução do objectivo deste ano da instituição de certificar todas as valências. “Nós queremos voluntários que sejam úteis à instituição e que esse trabaho também lhes seja útil. A qualidade é muito importante.

Nós somos uma instituição cujo objectivo deste ano é a certificação de todas as valências. Queremos que este voluntariado que vem de fora nos ajude a potenciar essa certificação”.

Esta nova equipa de voluntários integra também dois jovens ingleses, um búlgaro e um italiano, que irão assumir esta missão, ao abrigo do Erasmus+.

Armando Osório falou ainda aos jornalistas das dificuldades que a Cruz Vermelha se debate diariamente para conseguir dar resposta a todas as áreas. O presidente da delegação de Braga diz que a Cruz Vermelha faz a obrigação do Estado e tem que pagar por isso. “O Estado tem obrigação de olhar pelos semabrigo. Dos 47 sem-abrigo, o Estado só nos paga 80 por cento, o mesmo acontece com o Rendimento Social de Inserção”. Para fazer face a estas dificuldades, a delegação de Braga da Cruz Vermelha para vai lançar, em breve, um sorteio de um carro para angariar fundos para equilibrar as contas da instituição.

Este ano o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelha celebra os contributos dos jovens e incentiva a prossecução da sua acção e liderança sob o tema global Juventude em Acção .

Com esta temática é objectivo da Cruz Vermelha chamar a atenção para o esforço global do movimento para agir e fazer a diferença, ajudando as comunidades a prepararem-se melhor para as catástrofes e emergências, bem como no desenvolvimento de uma cultura de nãoviolência e de paz.
“Os jovens têm um papel fundamental em ajudar a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho a alcançar os mais vulneráveis.

Eles também têm uma função importante a desempenhar na construção de comunidades saudáveis”, explicou Ashatna Osborne, presidente da Comissão de Juventude da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Metade dos 13 milhões de voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em todo o mundo são jovens. A Cruz Vermelha Portuguesa contribui para este número com cerca de 1.500 jovens voluntários, e a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho reconhecem o importante valor que trazem às comunidades, liderando diariamente mudanças positivas.

Voluntários integram missão de certificação da Cruz Vermelha PERTO DE DUAS DEZENAS de jovens voluntários assinaram ontem o compromisso humanitário com a delegação de Braga da Cruz Vermelha. Para o presidente da instituição, Armando Osório, estes jovens vão agora integrar a equipa de cerca de 500 voluntários para ajudar na missão de certificação de qualidade de todas as valências.

BRUNO PEREIRA Discurso de boas-vindas de Armando Osório, presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha, aos 16 jovens voluntários BRUNO PEREIRA Momento de assinatura do compromisso humanitário Nós queremos voluntários que sejam úteis à instituição e que esse trabaho também lhes seja útil. A qualidade é muito importante.

Nós somos uma instituição cujo objectivo deste ano é a certificação de todas as valências. Queremos que este voluntariado que vem de fora nos ajude a potenciar essa certificação,”, afirmou ontem o presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha.