31.5.16

Crianças desafiadas a ajudar na luta contra a fome

Francisco Pedro, in "Fátima Missionária"

Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação pede às crianças e jovens de todo o mundo que partilhem as suas ideias sobre a relação entre as mudanças climatéricas e as causas da fome

Em antecipação ao Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), lançou um concurso de vídeo e outro de desenho, onde desafia as crianças e jovens de todo o mundo a mostrarem como as mudanças climatéricas estão a tornar ainda mais desafiadora a tarefa de alimentar a crescente população mundial e a darem ideias do que poderá ser feito para enfrentar este problema.

O número de pessoas no planeta deve ultrapassar os nove mil milhões até 2050 e a FAO calcula que a produção global de alimentos vai precisar de crescer até 60 por cento para responder a esse aumento da procura, numa altura em que os agricultores familiares e pequenos produtores, que produzem a maioria dos alimentos consumidos, estão entre os mais afetados pelas temperaturas mais altas, secas e desastres relacionados com a mudança do clima.

Neste sentido, a agência da ONU decidiu dar uma oportunidade aos mais novos para explorarem este tema, expressando e partilhando as suas ideias sobre a relação entre as mudanças climatéricas, a comida que é consumida e as causas da fome. O concurso de desenho está aberto a crianças e jovens entre os cinco e os 19 anos, enquanto o de vídeo é dirigido a quem tem entre 13 e 19 anos. O prazo para o envio dos trabalhos termina a 30 de setembro. As regras podem ser consultadas na página do Dia Mundial da Alimentação 2016.