26.10.16

Carrinha da cidadania percorre o país

Dina Margato, in Jornal de Notícias

Viatura pretende ser um chamariz para as atividades a desenvolver

Até junho, serão promovidas iniciativas sobre vários temas em pelo menos 100 municípios.

A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, está empenhada em pôr o país a debater temas como a discriminação, igualdade do género, envelhecimento e sustentabilidade, isto só para falar dos mais emblemáticos. A ajudá-la vai ter, a partir de hoje, uma carrinha que vai percorrer o país de lés a lés e que irá funcionar como uma vitrina das múltiplas atividades: seminários, debates e exposições. O périplo arranca hoje, no dia Municipal da Igualdade, em Lisboa, e segue depois rumo ao Norte.

Para já, 100 municípios aderiram ao desafio, diz a governante, num total dos 308 que existem no país. "Pretende-se ativar as redes locais, recorrendo a várias organizações", explica. A participação de universidades seniores e das associações académicas constam da longa lista de parceiros. A organização dos eventos está em aberto, a agenda é dinâmica, pelo que haverá acrescentos e ajustes ao longo do tempo. O programa terminará em junho e inclui passagens pelos Açores e Madeira.

"O roteiro pela cidadania", como se designou, vai desenvolver estratégias simples de comunicação que podem passar por uma provocação colocada em forma de pergunta "Sabia que ...", ou a distribuição de materiais didáticos sobre os vários assuntos.

A ideia foi da própria secretária de Estado e oficialmente parte do Governo, em parceria com um conjunto de entidades, entre as quais a Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. Participam ainda a Rutis (Rede de Universidades Seniores), Inatel, federações académicas, Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (Acapo), Federação de Surdos, Economia Social, autarquias e organismos da administração pública, entre muitos outros.