14.2.17

Jovens emigrantes trocaram a semana de férias escolares para fazerem voluntariado

in SAPO 24 com Lusa

Falar de violência no dia em que se celebra o Amor. Estes jovens aceitaram o desafio

Governo reforça apoio aos sem-abrigo. Estratégia nacional será apresentada em março

Sim, podemos comer menos sal no pão (e vai continuar a saber-nos bem)
Treze elementos do Agrupamento de Escuteiros 1308, de Genebra, na Suíça, trocaram a semana de férias escolares para fazerem voluntariado no Porto entre hoje e sexta-feira, disse à Lusa o coordenador do projeto "Conta comigo".

O responsável, Álvaro Bastos, relatou tratarem-se "de jovens portugueses, filhos de emigrantes, e uma menina de origem tailandesa, que se naturalizou portuguesa" que liderados por Jorge Garcia, "aproveitaram a semana de férias escolares para fazer voluntariado" na região do Porto e desenvolverem ações de solidariedade junto da população carenciada.

O projeto "Conta comigo", sediado em Vila Nova de Gaia é, segundo o seu coordenador, "formado por um grupo de voluntários de várias partes do Norte do país que há sete anos desenvolvem ações de solidariedade com sem-abrigo no Porto, prestam apoio a pessoas portadoras de deficiência e também a crianças e jovens em risco".

Jorge Garcia, presidente desde 2003 da Associação Católica de Língua Portuguesa em Genebra, onde "travou conhecimento" com Álvaro Bastos, é o fundador do agrupamento de escuteiros "e fez questão de vir a Portugal ajudar em causas sociais", acrescentou o responsável.
Com idades entre os 11 e os 54 anos, o grupo de escuteiros na terça-feira "participará numa entrega de alimentos a famílias carenciadas na Escola Almeida Garrett, em Gaia, após o que visitará em Grijó um centro de apoio a jovens em risco e à noite distribuirá alimentos pelos sem-abrigo nas ruas do Porto", disse Álvaro Bastos.

"A quarta-feira será para visitarem a Torre dos Clérigos, no Porto, e na quinta-feira vão assistir ao ensaio musical de um grupo de autistas na delegação norte da Associação Portuguesa para o Autismo e visitam depois uma associação protetora da criança em Valadares", prosseguiu.