21.2.17

Escolas privadas continuam a dar notas mais altas do que as públicas

in TSF

As diferenças, relativas ao ensino secundário, não são significativas nos exames nacionais, mas podem criar desigualdades no acesso ao ensino superior.

A diferença entre as notas dadas nas escolas privadas e públicas reduziu-se um pouco nos últimos dois anos, mas ainda há diferenças, que beneficiam os alunos do privado, segundo um estudo publicado no site da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
A jornalista Sara de Melo Rocha explica as conclusões do estudo

A diferença média foi de 0,67 valores em 2016, valor que contrasta com os 0,94 valores registados entre 2011 e 2014.

Nem todas as escolas privadas inflacionam as notas, mas é um desalinhamento persistente, diz o relatório, o que pode ser preocupante devido à equidade entre alunos no concurso nacional de acesso ao ensino superior, já que todas as décimas contam nos cursos mais concorridos.

O estudo incidiu também na diferença de disciplinas e mostra que os alunos de Humanidades têm em média classificações internas mais baixas do que os colegas de Ciências e Tecnologias.

Já no que diz respeito à zona geográfico do país, os alunos do concelho de Lisboa têm em média notas internas mais baixas do que os estudantes do Porto, com um desvio de 1,31 valores. O estudo justifica esta diferença pela dinâmica competitiva local no Porto entre estabelecimentos de ensino vizinho para evitar a perda de alunos.