16.2.17

Congresso pelo bem-estar dos portugueses

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

Sandra Araújo, diretora executiva da Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal

O Congresso Nacional de Serviço Social vai reunir em Beja esta classe profissional pela «defesa dos direitos humanos» e pela «promoção do bem-estar de todos» os cidadãos

A diretora executiva da Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal (EAPN – Portugal), Sandra Araújo, vai intervir no quarto Congresso Nacional de Serviço Social, que vai realizar-se no Instituto Politécnico de Beja (IPB), dias 23 e 24 de março, sob o tema «Serviço social e direitos sociais no limiar do século XXI – Desafios para os/as assistentes sociais».
 
O encontro será uma ocasião para festejar o Dia Mundial do Serviço Social, debatendo e discutindo a profissão e propostas em «tempos de transformação das políticas públicas e crescente risco de questionamento dos direitos humanos». Além de Sandra Araújo, vão intervir Edmundo Martinho, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Cristina Louro, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Octavio Aguado, professor titular da Universidade de Huelva (Espanha), entre outros.
 
Por confirmar, está a participação de Agostinho Moreira, sacerdote e presidente da EAPN – Portugal. Entre outros assuntos, vão abordar um tema como a «Pobreza e desigualdade e o papel do assistente social, na promoção de comunidades sustentáveis». O Congresso Nacional de Serviço Social é organizado pela Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS), em parceria com o IPB e a EAPN – Portugal.

Os organizadores apelam à «participação ativa» dos profissionais do setor para «que este congresso possa mostrar a força e o empenho de toda uma classe profissional, na defesa dos direitos humanos e na promoção do bem-estar de todos os nossos concidadãos». As inscrições podem ser feitas online. A iniciativa terá lugar no auditório um, do Edifício da Presidência do IPB.