7.2.17

Ciganos têm iguais direitos e obrigações que qualquer português

in Jornal de Matosinhos

“Projecto 100 Preconceito” foi apresentado pela Associação para o Planeamento da Família Ciganos são iguais aos outros cidadãos

Associação para o Planeamento da Família (APF rehzou, na passada quinta-feira. na sua sede, no Bairro da I3iquinha. em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Matosinhos, a apresentação dos resultados anuais do Projecio 100 Preconceito”.

Todas as pessoas são iguais perante a lei e a Constituição portuguesa. mas parafraseando livremente uma obra de George Orwell. há uns que são mais iguais do que os outros”, porque infelizmente existem comunidades consideradas minoritárias. em qualquer pais, que são discriminadas em relação à maioria dos cidadãos. E esse o caso dos ciganos em Portugal. E é para desmistiticar esses preconceitos e injustiças, que a APF lançou e trabalhou o Projecto 100 Preconceito”, ajudando e encaminhando elementos jovens da comunidade cigana para a vida activa.
Concebido para informar, apoiar e incluir a comunidade cigana na sociedade, o “Projecto 100 Preconceito” tem sido, segundo a Junta de Freguesia da União de Matosinhos e Leça da

Palmeira, “uma referència na cidade nesta matéria.

A Associação, que contou com o apoio da Autarquia em várias actividades realizadas ao longo do ano anterior”, segundo Pedro Sousa, presidente da Junta, teve como convidados para a sessão de apresentação dos resultados, para além do próprio autarca e das técnicas do Gabinete de Acção Social, representantes de várias entidades de Matosinhos, assim como as várias pessoas da comunidade que participaram nas actividades do projecto.

Para o presidente da Junta e o corpo técnico, a inclusão da comunidade cigana e outras comunidades étnicas de Portugal. é um assunto que. apesar de complexo. merece total empenho e esforço colectivo de forma a garantir. mais do que urna integração. uma inclusão das mesmas.
Este projeto decorreu entre Junho e Dezembro de 2016. Foi financiado pelo Alto Comissariado para as Migrações e teve como entidades parceiras a Junta de Freguesia de Matosinhos, a Rede Europeia Anti Pobreza e o Agrupamento de Escolas Professor Oscar Lopes.

A principal finalidade foi promover a inclusão das pessoas ciganasni atraves da modelagem interpares e da disseminação dc exemplos, que ajudem a modificar os estereótipos. preconceitos e representações sociais negativas existentes na sociedade para com esta minoria étnica.
Os principais resultados quantitativos obtidos foram os seguintes: realização de 14 sessões de formação dirigidas a seis pessoas ciganas modelo; realização de nove acções de sensibiização dirigidas aoslàs pares e ao tecido social local; promoção da publicação de quatro artigos na Comunicação Social; realização de 1342 atendimentos dirigi- dos a 108 pessoas; articulação com 61 entidades.

Entretanto, os principais resultados qualitativos obtidos foram os seguintes: diminuição das faltas às consultas programadas e desconstniçâo de preconceitos acerca das pessoas ciganas.

Em paralelo esteve patente uma exposição fotográfica sobre as actividades desenvolvidas.