16.8.17

Procuram-se famílias de acolhimento para receber estudantes estrangeiros

in Diário de Leiria

Carla e Miguel Gaspar, com dois filhos de 16 e 19 anos, já receberam na sua casa, em Leiria, dois estudantes da Tailândia e Argentina. Uma experiência que lhes deu a conhecer novas culturas, fazendo parte de um vasto leque de famílias que têm vindo a acolher estudantes estrangeiros em Portugal.

A Associação Intercultura (AFS) está à procura de famílias de acolhimento. Para o próximo ano lectivo são esperados 92 estudantes de 30 países diferentes que vão viver em Portugal durante um trimestre, semestre ou um ano lectivo, e estudar numa escola secundária. Os estudantes chegam de países como a Alemanha, Costa Rica, Estados Unidos, Hungria, Itália, Japão, República Dominicana, Sérvia, Tailândia, Turquia ou Venezuela, entre outros.

Segundo faz saber a AFS, as famílias podem residir em qualquer localidade de Norte a Sul do País, incluindo nas ilhas, “uma vez que a associação conta com núcleos de voluntariado local que apoiam a experiência de acolhimento”.

No caso de Leiria, Carla e Miguel Gaspar receberam em sua casa dois estudantes, um da Tailândia, no ano lectivo 2015­/2016, e outro da Argentina, no ano lectivo que terminou. Sobre a última experiência, contam que o estudante lhes deu “a conhecer a sua cultura”, da mesma forma como lhe deram a conhecer Portugal.