9.8.17

Voluntários da Secundária de Amares ajudam Moçambique na saúde e na habitação

in Diário de Notícias

Ajuda na construção de habitações e formação na área da saúde serão as missões de uma delegação da Escola Secundária de Amares que de 16 de agosto a 03 de setembro vai participar numa ação de voluntariado em Moçambique.

O professor responsável pelo projeto, Bernardino Silva, disse hoje à Lusa que, além dele, participarão nesta missão quatro alunos que agora terminaram o 12.º ano e outros quatro antigos alunos daquela escola, dois dos quais são actualmente médicos e outros dois enfermeiros.

Segundo Bernardino Silva, os quatro ex-alunos vão trabalhar, essencialmente, no bairro do aeroporto, periférico de Maputo, e ministrarão formação nas áreas do leite materno e da saúde oral.

Os quatro alunos que agora terminaram o Secundário vão participar na construção de casas em Chibuto, a cerca de 300 quilómetros da capital de Moçambique.

Agora pode subscrever gratuitamente as nossas newsletters e receber o melhor da atualidade com a qualidade Diário de Notícias.
Subscrever

"Vamos participar e comparticipar na construção de quatro a seis casas", referiu.

No terreno, os voluntários de Amares contarão com a parceria dos Missionários da Boa Nova, que assegurarão o alojamento e farão a ponte com as instituições locais.

"São eles que dão credibilidade à nossa ação no terreno e que garantem que as obras têm continuidade após a nossa saída", disse ainda Bernardino Silva.

Designada por "Missão Amar(es)" e com uma primeira "etapa" em 2016, a iniciativa é desenvolvida pelo Clube da Solidariedade e do Voluntariado da Escola Secundária de Amares, coordenado por Bernardino Silva, professor de Educação Moral e Religiosa Cristã.

O clube desenvolve, ao longo do ano, várias ações de voluntariado, que passam pela recolha de bens para o Banco Alimentar e para outros alunos mais necessitados.

Nesta missão a Moçambique, os voluntários de Amares vão levar alguns bens recolhidos ao longo do ano, entre os quais equipamentos do Sporting Clube de Braga, que serão distribuídos por crianças e jovens.

Bernardino Silva já realizou diversas ações de voluntariado com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Também já participou em ações humanitárias e de emergência em países como Paquistão, Afeganistão, Somália, Ruanda, Sudão, República Centro Africana, Congo, Chade, Nigéria, Serra Leoa, Etiópia, Haiti, Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Vietname, Índia, Tailândia e Laos.