Hermana Cruz, in Jornal de Notícias
Legião da Boa Vontade comemora 20 anos de existência em Portugal. Entrega de cabazes na Páscoa a famílias carenciadas e consultas dentárias gratuitas para crianças nas prioridades dos próximos dois meses
Tudo começou há precisamente 20 anos num pequeno apartamento alugado perto da Rua de Santos Pousada, no Porto, apesar da Legião da Boa Vontade já existir no Brasil desde 1950.
Agora, a LBV trabalha com 500 voluntários activos e tem instalações também em Lisboa e Coimbra. Já distribuiu milhares de quilos em comida e refeições, apoiou centenas de idosos e sem-abrigo e levou a higiene oral a crianças carenciadas no programa "Sorriso Feliz" que, a partir de finais de Março, conta com uma unidade móvel no Porto.
Aliás, o programa "Sorriso Feliz" é actualmente a "menina dos olhos" da LBV. Em Lisboa, a instituição já tem, desde 2000, uma unidade móvel num autocarro cedido pela Carris. Em finais de Março, os cuidados dentários, essencialmente direccionados para crianças a partir dos dois anos, chegam ao Porto. Graças a um prémio de 50 mil euros, atribuído pela Fundação EDP, foi possível transformar uma carrinha num consultório ambulante para rastreio e pequenos tratamentos.
"As consultas e os tratamentos mais profundos serão feitos gratuitamente em consultórios de médicos dentistas que se associaram a nós", adianta, ao JN, Eduarda Pereira, da LBV/Porto.
Paralelamente, a Legião está a formar voluntários para se deslocarem às comunidades mais carenciadas e fazerem "um trabalho preventivo" em termos de saúde oral. Os mais pequeninos também merecem a atenção da Legião, que atribui enxovais para bebés.
Mas, como sublinha Orlanda Silva, da LBV/Porto, a instituição não presta apenas atenção aos problemas da tenra idade, já que tem programas vocacionados igualmente "para idosos e núcleos familiares", além dos sem-abrigo, a quem oferece refeições.
"Além de vestirmos e darmos de comer às pessoas que nos procuram, tentamos ajudá-las também na sua reinserção, contactando outras instituições que as possam ajudar a resolver os seus problemas", destaca Orlanda.
A cerca de 100 famílias, a LBV oferece mensalmente cabazes com produtos essenciais. "De três em três meses, analisamos os casos para ver se ainda precisam de ajuda ou se podem dar lugar a outras famílias", diz Eduarda, agradecendo o apoio de particulares, do Banco Alimentar contra a Fome e dos voluntários que, todos os domingos, andam porta a porta a pedir "um quilo de alimentos".
Pelo Natal e pela Páscoa, os cabazes chegam a mais de mil famílias, fruto de uma campanha nos hipermercados. A da Páscoa decorre já no próximo dia 5, no Jumbo, na Maia, e no Pão de Açúcar das Amoreiras, em Lisboa.