in Diário de Notícias
A economia portuguesa cresceu 1,7% no primeiro trimestre do ano em relação ao período homólogo e avançou 1% face aos três meses anteriores, um desempenho superior ao previsto peor analistas.
Estes dados, hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), representam um salto em relação ao quarto trimestre de 2009, no qual o PIB tinha diminuído 1% em termos homólogos e recuado 0,2% em cadeia.
O desempenho da economia lusa ficou bem acima das previsões dos analistas ouvidos pela Lusa, que esperavam uma evolução do PIB nos primeiros três meses do ano, com a recuperação de todos os sectores, à excepção da construção, mas não superior aos 0,4 % em cadeia.
De acordo com a estimativa rápida do INE, em termos homólogos o primeiro trimestre de 2010 esteve "parcialmente associado a um efeito de base", uma vez que o PIB no primeiro-trimestre de 2009 diminuiu 3,7%.
Esta é também a primeira vez em sete trimestres que as estimativas rápidas do INE apontam um crescimento em termos homólogos.
Verificou-se ainda uma "melhoria dos contributos da procura interna e da procura externa líquida, mais intensa no primeiro caso", acrescenta.
De acordo com o INE, esta estimativa rápida incorpora revisões na informação base utilizada, destacando-se a inclusão das despesas de consumo final das administrações públicas implícitas no último procedimento dos défices excessivos.
Inclui igualmente "os dados mais recentes para o comércio internacional de bens, nomeadamente ao nível dos deflatores, com impacto nas variações do PIB nos trimestres anteriormente disponibilizados".
De acordo com o INE, os resultados correntes das contas trimestrais do primeiro trimestre de 2010 serão divulgados dia 9 de Junho.