in Jornal de Notícias
Leites achocolatados - Da taxa de IVA de 6% passa para a mais elevada, 23%. Em Espanha, este produto, bem como os leites enriquecidos, tem uma taxa de 8%.
Sumos e néctares - Taxados actualmente a 6% passam a ser taxados a 23%. Mais uma vez, em Espanha esse valor é de 8% de IVA.
Conservas - De carne, peixe ou produtos hortículas (como salsichas, atum ou feijão) passam a ser taxados a 23%. Em Espanha a 8%.
Gás engarrafado - Actualmente é taxado a 21%, quando o gás natural é taxado a 6%, mas que não chega a todo o território nacional.
Luz - Acresce um aumento de 30% na taxa de audiovisual, para 2,25euro.
CTT - Os serviços universais dos CTT vão manter o mesmo preço, isento de IVA, até à actualização da tabela, que deverá acontecer em Março.
Comunicações - A Vodafone, TMN, PT e Optimus, admitem subir as tarifas e preços de equipamentos de acordo com a actualização do IVA.
Ginásios - A prática desportiva em ginásios passa a ser taxada com o valor máximo de IVA. Os bilhetes para espectáculos desportivos vão manter-se nos 6%.
Rendas - A actualização para este ano, de acordo com o valor da inflação em Setembro, aponta para mais 30 cêntimos por cada 100 euros.
Carros - Sobem 0,3%. Aumento só em impostos para a compra de carro novo.
Transportes - A Federação de Táxis continua em negociação com o Governo, para os autocarros ainda não se conhecem vaP>
Carros - Sobem 0,3%. Aumento nos impostos.