in Jornal de Notícias
Portugal juntou-se esta quarta-feira aos países da Europa que definiram planos de apoio ao sector automóvel, como forma de combater a crise, como é o caso de França e Espanha.
O presidente francês Nicolas Sarkozy deve apresentar hoje um plano de mais de 20 mil milhões de euros com o objectivo de sustentar os sectores vitais da economia do país, principalmente o automóvel, que deverá ter dois tipos de ajuda.
Simbolicamente, Nicolas Sarkozy vai apresentar as medidas no norte do país, numa região onde a Renault fabrica um dos seus modelos mais conhecidos, o Scenic. Segundo a imprensa francesa, deverão ser avançados dois tipos de ajuda para o sector automóvel, uma verba de mil euros para todos os compradores de uma viatura nova que substitua um carro antigo e poluente, e apoios financeiros para ajudar os fabricantes a desenvolver carros eléctricos ou que respeitem o ambiente.
Em Espanha, foi aprovado um programa de investimento público de 11 mil milhões de euros para travar a destruição de emprego e reactivar a actividade económica, que vai incluir um plano para a indústria automóvel, com uma dotação de 800 milhões de euros.
O primeiro-ministro espanhol reiterou que o programa alargado de investimento incluirá um plano integral para o sector automóvel, que disse ser "o pulmão das exportações espanholas", representando 20% do total do que sai de Espanha. Em Espanha, as vendas de automóveis caíram 49,6 por cento em Novembro, face ao mesmo mês de 2007, na segunda maior queda de sempre no sector, depois da redução de 51% em 1993.