28.12.08

Ano 2009: Vai ficar marcado pelo aparecimento de um novo tipo de pobreza 07:00 28-12-2008

Ana Elias de Freitas, in Rádio Voz da Planície

As notícias para o ano novo que se aproxima não são as melhores. Em 2009, diz a Cáritas Portuguesa, a pobreza vai ter novos rostos e novos contornos. A classe média que até aqui ia conseguindo fazer face à crise já começou a pedir ajuda para pagar dívidas e o apoio para suportar o aumento dos remédios também conheceu um crescimento acentuado.

O ano 2009 vai ficar marcado pelo aparecimento de uma novo tipo de pobreza. As perspectivas para o próximo ano não são boas, assegura a Cáritas Portuguesa, numa notícia publicada no “Diário de Notícias”, ao dizer que “em 2008 subiu o número de famílias a solicitarem o apoio das instituições, mas em 2009 a pobreza vai ter novos rostos e novos contornos”, vamos conhecer uma classe média endividada e sem futuro. Na realidade, os pedidos de ajuda recebidos pela Cáritas são para tudo: alimentos, roupa, habitação, água, luz, gás ou para comprar medicamentos. Situação que também se verifica na área de abrangência da Cáritas Diocesana de Beja.

Teresa Chaves, presidente da Cáritas Diocesana de Beja, diz que "o cenário é preocupante" ainda mais porque "a perspectiva é que a situação se venha a agravar". Teresa Chaves reconhece que "os pedidos aumentaram porque neste momento há pessoas que pela primeira vez estão a bater à porta da Cáritas nomeadamente famílias da classe média e pequenos empresários que entretanto foram à falência. Aos pedidos de produtos alimentares juntam-se agora pedidos para os pagamentos da casa, da água, da luz, para a compra de medicamentos e artigos para bebés".

Na verdade as famílias portuguesas estão afogadas em dívidas e têm necessidade de recorrer a ajudas financeiras e em géneros. A classe média que até aqui ia conseguindo fazer face à crise já começou a pedir ajuda para pagar dívidas e o apoio para suportar o aumento dos remédios também conheceu um crescimento acentuado.