14.12.08

Solidariedade Social

in Rádio Renascença

"Altas remunerações de gestores são um escândalo"


Manuela Silva diz a pobreza tem de ser vista como uma violação dos Direitos Humanos e que a constituição de "provedores dos pobres" através de ONG's pode ser "uma autêntica revolução".VEJA O VÍDEO.

A economista Manuela Silva, agora em final de mandato à frente do Conselho Nacional Justiça e Paz - organização da Igreja Católica que nos últimos três anos tem lutado para dar voz aos pobres, reivindica novos meios de combate à pobreza, a qual encara como uma violação grave dos Direitos Humanos.

Manuela Silva lança ainda um olhar muito crítico sobre a actuação das Organizações Não-Governamentais (ONG's) por "não estarem a fazer tudo o que deviam" e defende a criação de provedores dos pobres.

A convidada do Diga Lá, Excelência defende também a constituição de um Fundo de Emergência Social para combater a Pobreza - uma ideia que lançou em 2004.

Na altura sugeriu que este fundo fosse buscar receitas aos espectáculos culturais e desportivos, agora acrescenta-lhes as grandes fortunas dos gestores.

Para a economista, as altas remunerações de administradores e altos quadros são um escândalo e um perigo social, porque criam na sociedade expectativas inviáveis de consumo.

O “Diga Lá Excelência” passa entre o meio-dia e as 13 horas de domingo e pode ser lido no jornal “Público”.