2.12.08

Sócrates quer dar prioridade ao emprego

in Jornal Público

O secretário-geral do PS, José Sócrates, considerou ontem em Madrid que o emprego deve ser o tema dominante da agenda dos socialistas. "A minha primeira prioridade é o emprego, a segunda é o emprego, a terceira o emprego, esta deve ser a prioridade dos socialistas para o próximo ano", afirmou o primeiro-ministro português.

Participando no terceiro painel com social-democratas da Alemanha e Suécia, e com Martine Aubry, a nova líder dos socialistas franceses, Sócrates considerou o actual momento de novas oportunidades e responsabilidades para o centro-esquerda. "Temos as melhores respostas para as actuais dificuldades da Europa e do mundo", considerou.
Como método, o líder socialista destacou a urgência de acção a curto prazo. E como objectivos deu relevo à recuperação económica e ao aumento do investimento público. "É preciso estabilizar o sistema bancário e financeiro, resistir ao populismo e à demagogia que considera a ajuda aos bancos não como uma ajuda à economia, mas apenas aos banqueiros", sublinhou. Por fim, apontou as reformas das organizações internacionais, do FMI à ONU, "dando-lhe mais legitimidade e capacidade".

Martine Aubry destacou que o liberalismo falhou social, ética e economicamente. "A Europa deve ser a esperança de um novo modelo face ao liberalismo e não, apenas, de mais regulações", considerou. "A direita segue o mercado e nós as nossas convicções", sintetizou Aubry. A líder socialista destacou a economia real como base de um novo modelo social, insistiu nos investimentos contra as mudanças climáticas e em políticas a favor da paridade entre homens e mulheres. "Queremos um outro mundo, queremos estender a mão a Obama para um novo mundo", proclamou. N.R., Madrid