5.1.15

Não é um restaurante, não é um bar... é uma cantina cooperativa

in Diário de Notícias

Quem frequenta a Recreativa dos Anjos diz que é um milagre. É o espaço comunitário onde se come, faz ioga ou se arranja a bicicleta.

Não é um restaurante, não é um bar, também não é um centro social onde se come barato. É uma cantina cooperativa e quem quiser receber tem de dar. Às terças, quartas, quintas e sextas, serve comida vegan, almoço e jantar, prato e sopa por três euros. Cada um lava a sua loiça e o convívio depende de quem estiver. Sobretudo jovens, muitos alunos de Erasmus, mas também de outras idades, com outras ocupações.

Comensais à porta e no interior a beber cerveja ou vinho, fila ordenada quando toca a comer, uma mesa corrida que vai enchendo. Mesas no canto em frente à cozinha e na rua, tudo isto na Recreativa dos Anjos, Associação, no Regueirão dos Anjos n.º 69 (RDA 69), paralela à Almirante Reis. Um espaço comunitário com atividades culturais, desportivas e recreativas, oficinas e um forno, sendo a Cantina Cooperativa um dos coletivos que ali funcionam. E a principal moeda de troca não é o dinheiro.