19.1.15

É apenas rock'n'roll octogenário, mas eu gosto

por Liliana Carona, in RR

Dançam na corda bamba com os Clã, cantam Xutos & Pontapés. Em Abril, os "avós do rock" levam o seu rock à Casa da Música.

Uns atiram as bengalas para o chão, outros levantam-se das cadeiras de rodas. Não se aquecem as vozes, aquecem-se os corpos. O ambiente tem que estar confortável: estes músicos são idosos, muitas vezes com saúde frágil.

Cerca de 30 idosos do concelho de Viseu, com uma média de idades que ronda os 80 anos, compõem o grupo A Voz do Rock – ou os "avós do rock", como se auto-intitulam. Todas as semanas ensaiam temas dos Xutos & Pontapés, Clã, Rádio Macau e outros artistas. Este mês comemoram um ano de vida e em Abril vão actuar na Casa da Música, no Porto.

Ana Bento, da associação cultural Gira Sol Azul, zela pelo bem-estar dos 30 membros d’A Voz do Rock. É percussionista, licenciada em Educação Musical.

Encontramo-los num ensaio. Canção inaugural, "Dançar na corda bamba", dos Clã. Já sabem a letra de cor, apesar de Ana Bento procurar em todos os ensaios dar um cariz próprio às canções.

A Amália do rock
As senhoras não gostam de dizer a idade verdadeira. Albertina Simões, agricultora, afirma que tem 90 anos, mas já fez 96. É conhecida na terra por "Amália". Por isso, não se estranha quando faz uma paragem no rock para entoar um fado de Fernando Farinha.

A mais nova nestas andanças é a coordenadora do grupo. Ana Bento, de 36 anos, está atrás da bateria. É tratada como neta. Admira-se ao ver "pessoas com idade tão avançada e com tanta vida".

Todos sem excepção ficam mais felizes num dia de ensaio. "Distraio-me porque tenho problemas de depressões", garante Dalma Ferreira, de 76 anos.

José Aleixo, de 86 anos, só cantava na igreja. Mas o rock "é cultura", logo é "importante". "Eu vivo num lar e vir para aqui é uma distracção muito grande", diz Maria Freitas, 88 anos, ex-funcionária dos correios. Ganha o dia quando vai aos ensaios.