13.1.15

Mercado livre de eletricidade alcança 3,4 milhões de clientes em novembro

in Diário de Notícias

O mercado livre de eletricidade abarcou cerca de 3,4 milhões de clientes em novembro de 2014, que correspondem a cerca de 56% do número total de clientes, indica o relatório mensal da ERSE.

De acordo com os dados divulgados hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), entre outubro e novembro o mercado livre teve um aumento de 3,5% e um crescimento líquido de cerca de 114 mil clientes.

No que respeita aos consumos, o mercado livre representa atualmente 82% do consumo em Portugal Continental, isto devido ao facto de abarcar a quase totalidade dos fornecimentos a grandes consumidores.

Os números recolhidos pela ERSE indicam que 98% dos grandes consumidores estão no mercado livre de eletricidade, tal como 92% dos industriais e 88% dos pequenos negócios.

Quanto aos consumidores domésticos, cerca de 56% são fornecidos por uma empresa de eletricidade ligada ao mercado livre, o que corresponde a cerca de 60% do consumo neste segmento.

O consumo anualizado em mercado livre ascendeu em novembro a 36.255 GWh, com um crescimento de um por cento, o que se traduz numa variação que ficou 0,1 pontos percentuais acima da que se tinha registado no mês anterior.

Em termos homólogos, o consumo no mercado livre registou um aumento de 15%, com uma taxa média mensal de 1,1% no mesmo período.

Globalmente, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal fornecedor no mercado livre durante o mês de novembro, com um peso de 86% no número de clientes e de mais de 45% no consumo deste mercado, acrescenta o documento da ERSE.

Em número de clientes, tanto a Galp, como a Endesa e a GN Fenosa mantiveram as suas quotas, respetivamente de 5,3%, 4,5% e um por cento. Quanto à Iberdrola, reduziu em 0,1 pontos percentuais, para 2,1%.

Já a Goldenergy, que entrou no mercado liberalizado em setembro, aumentou o seu peso neste mercado de uma quota de 0,9% em outubro para um por cento em novembro, indica também a entidade reguladora.