16.1.15

O rastro de destruição deixado pelo Boko Haram

in TVI24

Foram lançadas imagens de satélite que mostram a destruição da cidade piscatória de Baga, na Nigéria

Foram reveladas as imagens de satélite das cidades nigerianas que estão a ser atacadas por Boko Haram, desde 3 de janeiro. As manchas gráficas mostram a destruição e sugerem um elevado número de mortos.

Ninguém ficou para trás para contar os corpos. Estávamos a tentar fugir dos combatentes do Boko Haram que ocuparam a área , disse um residente, à ONG.

A ONG Human Right Wacht divulgou uma imagem por satélite onde mostra o rasto de destruição, depois das milícias islamitas terem controlado a região.
Segundo a Amnistia, as imagens mostram cerca de 3.700 estruturas danificadas ou destruídas na região durante este mês. Os relatórios apontaram para dois mil mortos, mas o governo da Nigéria já contestou os resultados e disse que o número de mortos foi de 150.
Uma onda de violência ligada ao grupo Boko Haram tem atingido a Nigéria. Na passada semana houve vários ataques, incluindo ataques de crianças suicidas.
No próximo mês, a Nigéria vai realizar eleições, mas a ONG diz que não sabe se o direito a voto vai chegar a todas as regiões do país.
Varrido do mapa
A Amnistia Internacional disse que o ataque a Baga e Doron Baga, no extremo nordeste da Nigéria, foi o maior que Boko Haram fez. Cerca de 620 estruturas foram destruídas em Baga e mais de 3.100 em Doron Baga, como mostram as imagens de satélite do antes e depois tiradas no dia 2 e 7 de janeiro.
A vegetação saudável é mostrada pela cor vermelha. Muitos barcos de pesca de madeira que estavam na costa no dia 2 já não são visíveis no dia 7.
Estas imagens detalhadas mostram uma devastação com proporções catastróficas nas duas cidades. Uma das quais foi quase varrida do mapa em apenas quatro dias , disse Daniel Eyre, pesquisadora da Amnistia ao jornal BBC.
A imagem representa um ataque pensado contra civis e onde escolas, casas e hospitais estão em ruínas , adiantou.

Na semana passada, Musa Alhaji Bukar, um alto funcionário do governo da região, disse que a cidade de Baga tinha cerca de 10 mil moradores e que agora quase não há ninguém.
A cidade ardeu até ao fim , afirmou ainda um morador ao correspondente da BBC, Will Ross.
Segundo as autoridades, os militares atacaram a cidade de Baga no dia 7 de janeiro, quatro dias depois das tropas terem abandonado a base militar nigeriana. Adotei Akwei, da Amnistia, disse à BBC que embora não se saiba ainda os resultados do ataque, o governo nigeriano manipulou o número de mortos .
Na timeline em baixo, pode-se ver os acontecimentos dos últimos dias em Baga e Dorom Baga.