16.1.15

Papa faz discurso contra a pobreza, exclusão e corrupção

por Aura Miguel, enviada especial às Filipinas, in RR

Num encontro com o Presidente das Filipinas e outras autoridades públicas, Francisco desafiou os governantes a abraçarem uma conduta de honestidade.

O Papa pede aos líderes filipinos que combatam a corrupção e reformem as estruturas sociais que perpetuam a pobreza e a exclusão no maior país católico da Ásia.

Num encontro com o Presidente das Filipinas, Benigno Aquino, e outras autoridades públicas, Francisco desafiou os governantes a abraçarem uma conduta de honestidade.

“Como muitas vozes na vossa nação assinalaram, agora, mais do que nunca, é necessário que os dirigentes políticos se distingam por honestidade, integridade e responsabilidade quanto ao bem comum”, declarou.

“Desta forma, poderão preservar os ricos recursos naturais e humanos com que Deus abençoou este país. Assim serão capazes de gerir os recursos morais necessários para enfrentar as solicitações do presente e transmitir às gerações futuras uma sociedade verdadeiramente justa, solidária e pacífica”, defendeu o Papa.

As Filipinas estão na parte de baixo da tabela mundial do Produto Interno Bruto (PIB), ocupando o 118º lugar entre 178 países.

O Santo Padre considera que assegurar a justiça social e o respeito pela dignidade humana é um “imperativo moral”.

“A reforma das estruturas sociais que perpetuam a pobreza e a exclusão dos pobres, exige, antes de mais nada, uma conversão da mente e do coração. Os bispos das Filipinas pediram que este ano fosse proclamado ‘Ano dos Pobres’. Espero que esta instância profética determine em cada um, a todos os níveis da sociedade, a firme rejeição de toda a forma de corrupção, que desvia recursos dos pobres, e configure a vontade de um esforço concertado para incluir todo o homem, mulher e criança na vida da comunidade”, frisou.

Papa desafia católicos a propagar a fé
Depois do encontro no Palácio Presidencial, o Papa presidiu a uma missão com sacerdotes, seminaristas e religiosos, na Catedral da Imaculada Conceição, em Manila, a capital do país.

Francisco desafiou a Igreja Católica nas Filipinas a ter um papel de liderança na propagação da fé católica na Ásia.

Pediu também aos sacerdotes que estejam mais próximo dos pobres, combatendo a exclusão muito enraizada naquele país.

“Sede solidários com aqueles que, vivendo no meio duma sociedade molestada pela pobreza e a corrupção, sentem-se com o espírito abatido, tentados a largar tudo, deixar a escola e viver pela estrada”, apelou o Papa.

“Proclamai a beleza e a verdade do matrimónio cristão a uma sociedade que é tentada por apresentações confusas da sexualidade, do matrimónio e da família. Como sabeis, estas realidades estão cada vez mais sob ataque de forças poderosas que ameaçam desfigurar o plano criador de Deus e trair os verdadeiros valores que inspiraram e moldaram quanto de belo existe na vossa cultura”, sublinhou Francisco durante a missa com sacerdotes, seminaristas e religiosos.