5.1.15

Em seis anos, mais de dez mil enfermeiros pediram para emigrar

Alexandra Campos, in Público on-line

No ano passado, quase seis enfermeiros por dia solicitaram documentos à Ordem para poderem ir trabalhar para o estrangeiro.

O número de enfermeiros que pede documentos à respectiva Ordem para poder ir trabalhar para o estrangeiro diminuiu em 2014 face ao ano anterior, mas, mesmo assim, foram 2082 os profissionais que demonstraram essa intenção no ano passado. Foi uma “média de 5,7 por dia”, destaca a Ordem dos Enfermeiros (OE) numa nota informativa em que traça a evolução, desde 2009, no número de profissionais que solicitaram a chamada “Declaração das Directivas Comunitárias" para poder emigrar.

Feitas as contas, em seis anos foram mais de dez mil (10 775) os enfermeiros que demonstraram a intenção de abandonar o país. O ano em que o número de saídas registou um pico foi 2012, com 2814 profissionais a solicitar documentação à OE. Os dados indicam que a Europa é o destino escolhido pela esmagadora maioria dos enfermeiros que decidiram emigrar, sobretudo Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Suiça e Irlanda.

“A maior parte dos enfermeiros que abandona o país são profissionais em início de carreira, já com alguma experiência”, mas também tem emigrado um número substancial de enfermeiros entre os 30 e os 40 anos, “muitos dos quais altamente especializados”, destaca ainda a OE.